segunda-feira, 23 de abril de 2012

Informativo diocesano: O Arauto está de volta e com cara nova!




Volta a circular nas Paróquias de toda diocese o informativo mensal O Arauto.  Após a última edição, em novembro de 2011, O Arauto passou por uma revisão editorial e ganhou novo layout, chegando com a edição de abril cheia de novidades.
Nesta edição de relançamento, O Arauto traz as principais notícias que marcaram a diocese nos últimos meses. A transferência de Dom Jaime, o Bote Fé Campina, Assembleia Diocesana, lançamento do Diretório Pastoral dos Sacramentos e tantos outros acontecimentos.
A distribuição continua gratuita e acontece nas missas das Igrejas Matrizes das Paróquias. O Arauto também fica disponível para download, em PDF, no portal da diocese (clique aqui e confira).
As sugestões de notícias devem ser enviadas para a Pascom Diocesana – responsável pelo informativo – através do email diocesepascom@gamil.com. Estas sugestões devem ser enviadas até o dia 20 de cada mês.
HISTÓRIA
No ano de 1998, em virtude do Jubileu de 50 anos da Diocese de Campina Grande, foi lançado o informativo impresso O Arauto. O Padre José Acírio de Medeiros e o então Bispo Diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fernandes, eram responsáveis pela publicação que foi distribuída mensalmente por toda diocese durante o ano jubilar. O informativo trazia curiosidades sobre a Diocese e sobre a cidade de Campina Grande, além da coluna A Palavra do Bispo, agenda Diocesana e pequenas notícias. Após o ano jubilar da diocese, O Arauto deixou de ser confeccionado.
No ano de 2005, quando estava para acontecer a posse do 6º Bispo Diocesano, Dom Jaime Viera Rocha, O Arauto voltou a ser publicado para anunciar a acolher o novo Pastor. Duas edições foram lançadas, ainda sob a coordenação do Pe. Acírio. Uma no mês de fevereiro, com destaque para a Campanha da Fraternidade daquele ano e outra em março, tratando da chegada de Dom Jaime à Diocese. Mas, em seguida, O Arauto foi interrompido novamente.
Percebendo a necessidade de fortalecer o setor de comunicação da Diocese – lembrando que não existia ainda a Pastoral da Comunicação, mas o serviço de assessoria de imprensa – o Bispo, Dom Jaime, resolveu estimular a retomada d’O Arauto e assim, em dezembro de 2007, o informativo voltou a circular mensalmente por toda diocese.
Apesar do apelo divulgado em toda edição do informativo, não havia uma organização de equipe para envio de notícias para a produção d’O Arauto. Então em fevereiro de 2010, foi anunciada que a recém criada Pastoral da Comunicação assumiria a produção do informativo. A Pascom deu início, a partir de março daquele ano, a mais uma nova fase na vida editorial d’O Arauto e, com ele, um novo jeito de fazer comunicação na Diocese.
Fonte: Pascom Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário